sábado, 11 de abril de 2009

Vôo para a Luz

Título: Vôo para a Luz - O comovente drama de uma adolescente

Editora: Mythos Books

Autor: José Luiz da Silva

Categoria: romance

Formato: Livro com 175 páginas em formato médio. Boa diagramação. Organizado em 20 capítulos.

Linguagem: Tom coloquial e envolvente. Vocabulário simples e claro. Narrações um pouco repetitivas.

Temas:
Foram abordados os principais aspectos doutrinários como: Deus, espíritos, perispírito e corpo, desencarnação, reencarnação, preexistência e imortalidade da alma, valores morais, livre-arbítrio, distinção entre o bem e o mal, lei de causa e efeito, evolução e progresso, influência do espírito sobre a formação do corpo, escolha das provas, mediunidade, processo gradual de união do espírito ao corpo, pluralidade dos mundos habitados, fluido cósmico universal, obsessão, influência dos espíritos sobre a ação dos homens, desprendimento da alma durante o sono.
Além destes aspectos básicos do Espiritismo foram incorporados ao texto ensinamentos trazidos pela mediunidade do Chico Xavier como redução do perispírito no processo de união da alma ao corpo, colônias e cidades espirituais, umbral, esferas ou dimensões espirituais, aerobus, equipes de desencarnação.
Destacou-se também o Culto do Evangelho, a oração, e a importância da família. Fez-se uma comparação entre Catolicismo e Espiritismo. Abordou temas gerais como doenças físicas, consciência ambiental.

Enredo:
A estória da adolescente parece ser algo secundário na obra servindo apenas como base para a apresentação direta dos aspectos doutrinários. De certa forma, isto diminui o valor literário da obra e deixa a leitura um pouco enfadonha. A sensação é de que se está forçando as situações fugindo da realidade que seria necessária para aproximar o leitor dos personagens. Neste ponto de vista é importante destacar que a primeira metade da obra (até a desencarnação da adolescente) é um pouco mais realista do que a segunda metade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário