domingo, 3 de janeiro de 2010

Música para a evolução do Espírito


Título: Música para a evolução do Espírito

Autor: Gutemberg Paschoal da Silva

Editora: Mythos

Categoria: pesquisa

Edição: primeira (2009)

Proposta:
A proposta deste livro é a de apresentar informações relacionando a música ao Espiritismo. Procura ressaltar os efeitos positivos da música para o espírito e resgatar as principais referências espíritas e não espíritas para a compreensão do tema.

Formato:
A obra se apresenta com pouco mais de 200 páginas distribuídas em 32 capítulos e que podem ser lidas em umas 6 horas. Como um bom trabalho de pesquisa possui importantes notas explicativas (de rodapé) ao longo do livro além das referências bibliográficas no final. A edição também é muito boa e possui uma particularidade interessante: a fonte de texto utilizada na primeira página de cada capítulo é um pouco maior do que nas restantes.

Linguagem:
A linguagem do autor é direta e clara. Com o propósito de ser uma leitura fácil de ser compreendida o autor apresenta a essência das informações sem, assim, tornar a leitura monótona e entediante. Usa, mas não abusa, de itemizações e tabulações quando necessárias deixando também a leitura mais leve.

Avaliação:
De todas as qualidades do livro a que mais se destaca, e deve-se valorizar, é a capacidade do autor em apresentar e correlacionar a música e o Espiritismo de forma clara rompendo a má vontade ou mesmo desprezo das pessoas pelo tema. Esta capacidade também reside na forma despretensiosa com que são apresentados os diferentes aspectos de sua pesquisa, ou seja, não "bate o martelo" sobre tal e tal ponto, mas apenas oferece ao leitor uma nova visão sobre cada um deles.

Apresenta dados científicos interessantes, embora discutíveis (veja abaixo), como os efeitos da música sobre o nosso corpo e nossa psique. Traz também informações relevantes sobre a musicoterapia e estimula os leitores a fazerem experiências práticas com a música.

O autor é bastante cuidadoso com as referências e com as notas explicativas ao longo do livro. Transmitem confiança nas informações e permitem, ou estimularm, que o leitor continue a pesquisa de outra forma.

Faz também um importante resgate histórico de textos e depoimentos de espíritas já consagrados. Dessa forma, oferece um embasamento necessário para suas propostas de levar uma música de qualidade para as atividades de um centro espírita.

Por outro lado, um ponto falho ou pelo menos uma lacuna desta obra é não ter desenvolvido e explicado as razões para a negligência com o tema por parte dos espíritas. Não explora também os possíveis motivos para não utilizar ou associar a música nas práticas espíritas. Mas, de qualquer forma, o autor faz a sua parte iniciando o diálogo com quem tem uma visão diferente da dele.

Discussão:
Alguns estudos apresentados no livro carecem de respaldo da comunidade científica como os do pesquisador japônes Masuru Emoto. Embora o autor não faça destes estudos algo definitivo e sem contestação eles podem passar para o leitor a idéia de que os efeitos da música ainda estão no campo da mistificação. E, aparentemente, é isto que o autor deseja combater.

Há uma certa desvalorização de outros tipos de música senão aquela que traz efeitos de paz e harmonia para o espírito. Estou muito longe de ser um especialista no assunto, mas penso que a música pode ter seu valor em diferentes aspectos e circunstâncias e com diferentes propósitos. Como a música está no campo do sentimento e da emoção então não dá pra ficar racionalizando o que é bom e o que não é bom para as pessoas.

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